A psicoterapia é realizada por psicólogos e/ou psiquiatras no qual se trabalha o psiquismo, como tratamento ou prevenção da saúde mental. É um processo de crescimento e expansão da consciência, sendo em parte autônomo, e no tempo de cada pessoa.
Consiste no processo dialógico, ou seja, o diálogo entre cliente e psicoterapeuta, e para isso é necessário aceitação, entusiasmo e auto-suporte.A tarefa do psicoterapeuta é acolher o cliente com tudo o que lhe gera desconforto emocional, sem julgamento, em um ambiente sigiloso e seguro.
Também consiste em criar condições para experimentação de novas maneiras de perceber o mundo, e também ensaiar concretamente novas formas de diálogo. Nesse processo busca-se a formação do novo como um todo, que é maior do que a soma das partes. Forma-se um novo, novas possibilidades inter-relacionando em que o movimento de um interfere no movimento do outro.
O processo trabalha com o aqui-e-agora da pessoa, e como esse aqui-e-agora inclui a sua história e sobras do passado através da postura corporal, hábitos e crenças.
Em cada sessão busca-se que a pessoa aprenda a discriminar entre ideias e ideações, situações, comportamentos e emoções desgastadas, e incentiva a criar, identificar e utilizar o novo.
Não podemos mudar os fatos da vida; o ponto de partida da psicoterapia consiste na possibilidade de olhar a própria vida a partir de outro ângulo, de uma perspectiva nova e reconstruindo uma outra história.
Na psicoterapia com crianças, o processo é o mesmo, mas de forma lúdica, e também envolve diretamente a família e a escola. Envolver os pais no processo não significa culpá-los ou apontar falhas na educação, e sim um trabalho conjunto na busca de um convívio saudável em um todo. Não é também designar “mocinho e bandido”, ao contrário, é um trabalho de acolhimento e novas perspectivas do bem viver nas condições possíveis de cada família.
Cada vez mais nossa sociedade vivencia uma luta contínua entre as forças do humanismo e as forças...
Continue lendoA psicoterapia é realizada por psicólogos e/ou psiquiatras no qual se trabalha o psiquismo, como tratamento ou...
Continue lendoA Gestalt-terapia, cujo principal fundador foi o médico psiquiatra alemão F. Perls, surgiu na década de 1950,...
Continue lendo