Psicoterapia como prevenção

Muitas emoções e sentimentos se transformam em sintomas que revelam dificuldades pessoais, falhas no processo de crescimento da pessoa, e dificultam sua vida cotidiana.

Em geral o ser humano é composto por emoções, sentimentos e estados de ânimo. A emoção é a força que dá energia às nossas ações, e sua conscientização e expressão afetam diretamente o modo de nos posicionarmos no mundo, ou seja, se caracterizam por reações.

Emoções como a raiva ou o medo existem para nos preservar, nos proteger do perigo, mas é importante equilibrar, nem demais, nem de menos, como tudo na vida. A busca pelo equilíbrio, é uma tarefa diária o qual nem sempre é possível sem o acompanhamento de um profissional.

Já os sentimentos expressam a forma de nos vincularmos afetivamente a pessoas, objetos e situações. Referem-se ao valor que atribuímos a nossas experiências e ao modo como nos relacionamos. São elaborações psíquicas, refletem aspectos da cultura, duram mais e geram emoções.

A gama de sentimentos é imensa e podem relacionar-se a nós, aos outros ou à nossa dimensão religiosa, moral e social. Apresento alguns exemplos de sentimentos mais comuns: a autoestima, a autoaceitação, a autoconfiança, o orgulho, o sentimento de dignidade, de poder, de liberdade, a vaidade, a presunção, a arrogância, o sentimento de inferioridade, a frustração, a culpa, o arrependimento, a solidão, o desamparo, a vergonha, a autopiedade.

Também existe a benevolência, a compaixão, a afeição, a confiança, a consideração, o respeito, a admiração, a gratidão, a rejeição, a aversão, o ódio, a desconfiança, o desprezo, a inveja, a decepção, o ciúme, o ressentimento.

No âmbito dos sentimentos morais e sociais, existe a solidariedade, o sentimento de dever e de responsabilidade, a lealdade e a justiça, o sentimento pátrio. Experimentamos também sentimentos religiosos, como a devoção e o sagrado.

A dimensão afetiva é abrangente e complexa, podendo sofrer perturbações e patologias. Muitas emoções e sentimentos se transformam em sintomas que revelam dificuldades pessoais, falhas no processo de crescimento da pessoa, e dificultam sua vida cotidiana.

Atualmente, é comum observarmos sintomas como fobias, estados de pânico, euforias, compulsões, depressões e ansiedades generalizadas, que revelam disfunções muitas vezes relacionadas com a dimensão afetiva da existência.

Você também vai gostar de: